Pesquisar este blog

Carregando...

Compositor:Ivan Cruz.

sábado, 19 de maio de 2012

Exposição dia 1º de junho - Título: Pião!

Portal do Professor - MEC

O JOGO DA QUEIMADA: UMA ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA





04/05/2010

Autor e Coautor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
  • Trabalhar os fundamentos dos movimentos da queimada;
  • Construir as suas regras do jogo da queimada;
  • Desenvolver uma releitura da obra de Ivan Cruz utilizando a queimada como inspiração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam ter noção do que seja o joga da queimada.
Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Conversando sobre o jogo da queimada
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, onde o professor deverá perguntar ao grupo o que é o jogo da queimada.
À medida que as crianças vão anunciando o que elas sabem sobre o jogo, o professor poderá registrar no quadro ou em um cartaz essa informações.
Depois dessa discussão o professor pergunta para a turma quais são os movimentos mais utilizados no jogo da queimada, pede para as crianças escolherem quais desses movimento eles irão trabalhar no pátio, ou quadra da escola.
2° MOMENTO – Exercitando os movimentos
Nesse momento o professor apresenta para a turma quais os movimentos irão ser executados, depois cada criança exercita esses movimentos. Orientamos que no jogo da queimada os jogadores executam os movimentos de lançamento de bolas no nível médio e alto utilizando uma ou duas mãos.
Depois desse momento é importante que o professor retome a atividade pedindo que as crianças avaliem seu desempenho:se conseguiram (ou não) executar os movimentos, quais foram as dificuldades apresentadas, que sugestão teriam para melhorar.
3º MOMENTO – Jogando a queimada
Depois de trabalhar os movimentos da queimada, o professor reúne o grupo de crianças e constrói com eles as regras para esse jogo. Definindo também o número de participantes de cada time como também o tempo de jogo.
Depois desse momento o professor levará o grupo para a quadra ou pátio e dará início ao jogo. É importante que ao final do jogo seja realizada uma avaliação dessa atividade.
4º MOMENTO – Realizando uma releitura com as obras de Ivan Cruz
Sabemos que o artista plástico Ivan Cruz traduziu em suas obras jogos e brincadeiras da infância, sendo assim sugerimos que após a realização de todas as etapas anteriores desse trabalho, o professor traga para essa sala de aula a apreciação das obras de Ivan Cruz e depois peça para que a turma realize a releitura dessa obra, só que utilizando a queimada como o tema.

Recursos Complementares

Atividade - Brincando com barquinhos de papel - Escola Girassol - Salvador/Ba

As turmas do 2° ano vivenciam, em Arte, o projeto Brinquedos e brincadeiras. Elas observam obras de artistas como Portinari e Ivan Cruz, que pintaram telas retratando brincadeiras de criança. Algumas brincadeiras nem são conhecidas de todos, mas é muito legal descobrir, nas telas desses artistas, que é possível se construir os próprios brinquedos. Agora foi a vez de dobrar barcos de papel. Foi muito divertido ver os barquinhos navegando!

Professora Maju



 Descobrindo as brincadeiras na obra de Ivan Cruz Descobrindo as brincadeiras na obra de Ivan Cruz
A cada dobra o barco vai surgindoA cada dobra o barco vai surgindo
 Está quase pronto Está quase pronto
Finalmente o barco surgiuFinalmente o barco surgiu
Agora é só navegarAgora é só navegar

Fonte -http://www.escolagirassol.com.br/atividade.cfm?atividade=650

terça-feira, 15 de maio de 2012

Exposição de Quadros - Esculturas e palestras - Arraial do Cabo - 2011





Desfile Cívico Escolar do 27ºaniversário de Arraial do Cabo atrai uma grande multidão

Desfile Cívico Escolar do 27ºaniversário de Arraial do Cabo atrai uma grande multidão

         
  ARRAIAL DO CABO (RJ) – Neste sábado, 12,uma grande multidão assistiu ao tradicional desfile cívico escolar emcomemoração ao 27º aniversário de emancipação político administrativa deArraial do Cabo. O evento realizado pela Prefeitura Municipal através daSecretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia foi realizado na Avenidade Moura Brizola e este ano teve como tema:“Deixo marcas e faço aDiferença”.
           Logo após o Hino Nacional e o Hino de Arraialdo Cabo, composta por Victorino Carriço, e interpretada pelo neto JuniorCarriço, teve início ao desfile cívico escolar, aberto pelo Grupamento daMarinha do Brasil, formado por aspirantes da escola naval, um pelotão doComando da Força Aeronaval e um pelotão formado por militares do Instituto deEstudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Durante a passagem do pelotão,aeronaves fizeram sobrevôos levando emoção ao público.
           Além das escolas municipais, o desfile em comemoração ao 27º aniversário deArraial do Cabo contou ainda com a participação do 85º Grupo de Escoteiros doMar Almirante Paulo Moreira, do 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado doRio de Janeiro, Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro,Guarda Municipal de Arraial do Cabo, Guardas Vidas, Defesa Civil, GuardaMarítima Municipal, Grupo de Escoteiros Raimundo Ottoni de Castro Maia(Escoteiros da Terra) – ROCAMA, Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do7º Dia, Projeto Melhor Idade (Secretaria Municipal de Assistência Social,Trabalho, Renda e Direitos Humanos), Secretaria Municipal de Saúde e, emseguida, a apresentação dos Pilares da Educação.
           No desfile não poderia faltar as crianças, com enfoque para as quatro crechesdo município – Stella Fraga, Vicente Rodrigues, Maria da Glória e Maria Cândida– com o tema “Brincadeiras de Crianças”, baseada na obra do artista plásticoIvan Cruz. Esta ala representou o início das trajetórias educacional eliterária. Cada criança apresentava uma brincadeira – pula-corda, bolas degude, amarelinha, barquinhos de papel, entre outras. Uma verdadeira viagem aouniverso infantil. É bom lembrar que as quatro creches atendem aproximadamente350 crianças de 06 meses a 03 anos, atendidas por uma equipe comprometida comuma pedagogia da infância cuja meta é “cuidar e educar”.
           Com uma grande expectativa do público, chegou a vez da apresentação do APAE, que sempre leva emoção nos desfile em comemoração ao aniversário deArraial do Cabo. E este ano, tendo como tema a música de Xuxa Meneghel. “Eu sou diferente de você. Você é diferente de mim.  E mesmo assim, Você vai gostar de mim”, mais uma vezfoi um dos grandes sucessos do desfile.
           Durante o desfile das escolas uniformizadas, a Secretaria de Educaçãoaproveitou para fazer uma retrospectiva da educação no município, que em 2008tinha cerca de 4 mil alunos e atualmente tem 5.200 alunos. O transporte escolarfoi ampliado de um ônibus para quatro. Atualmente, o transporte escolarobjetiva a locomoção dos alunos da rede municipal e estadual das localidades dePernambuca, Sabiá, Caiçara, Parque das Garças, Figueira e Monte Alto.
           O desfile contou ainda com a participação da Banda de Tambores Coração de Leão(Araruama), Banda Marcial Escocesa Wolney Aguiar(Petrópolis) que já se tornou tradição na cidade, e é uma das mais importantesdo Estado do Rio de Janeiro, Corporação Musical Franlus e a Corporação MusicalTubarões do Cabo, ambas de Arraial do Cabo, foram todas muito aplaudidas pelopúblico.
           Depois foi a vez do Departamento de Cultura que coordena o Projeto PescandoTalentos com 1.300 alunos dentro dos núcleos de cultura criados em cada escolada rede municipal e nas dependências do Centro Cultural Manoel Camargo comaulas de artesanato, pintura, desenho, dança de salão, dança do ventre, balé,street dance, sapateado, capoeira, violão, violino, violoncelo, flauta, sax,clarinete, musicalização infantil, piano, teclado, canto, teatro, modelo emanequim. Iferj, Jovens Guardiões Ecológicos (Fundação do Meio Ambiente),Secretaria Municipal de Esporte, que atende mais de mil crianças, jovens eidosos nos diversos projetos esportivos e desde 2009 vem realizando eventos comdestaques na mídia nacional e internacional.
           Após a apresentação das bandas, chegou o momento mais esperado do desfile: aapresentação dos alunos do curso de teatro, dança, modelo e manequim do ProjetoPescando Talentos. E valeu a pena a espera. Coordenados pelo professor BrianUchoa, os alunos deram um show no encerramento do desfile, apresentando omusical “Eu acredito que as crianças são o futuro”, sendo muito aplaudidos.

--
Equipe: Márcia Plácido, Cleide Mendonça, Jéssica Queiroz e Eduardo Alves

Vila Kennedy recebe artista plástico Ivan Cruz


Notícia, JCarlos, Rio de Janeiro, 11/05/2012 20:21

A diretoria da Unidos de Vila Kennedy recebeu na última quarta-feira (09/05), a visita de Ivan Cruz. O pintor, que será enredo da escola em 2013, apresentou suas ideias e se colocou a disposição da agremiação para o que for preciso, no desenvolvimento do carnaval. E ressaltou que gostaria da participação da comunidade, principalmente das crianças, uma vez que o enredo tem como título “Brincadeiras de criança”, e vai mostrar seu trabalho, desenvolvido há anos, abordando as brincadeiras de sua infância.
O carnavalesco Wenderson Silva fez uma explanação de como será o desenvolvimento do desfile e dos materiais que serão usados em algumas fantasias.
O artista plástico se mostrou satisfeito e empolgado com a escola, que ainda esse mês marcará a data da grande festa da sua apresentação à comunidade, juntamente com as novas contratações da agremiação, entre elas o primeiro mestre-sala Douglas, de volta a escola, depois de uma breve passagem pala Lins Imperial.
A direção da escola informou que a sinopse do enredo já está à disposição dos compositores, na quadra da agremiação, que vários projetos sociais serão desenvolvidos com a comunidade e que grandes parcerias já foram concretizadas.

sábado, 5 de maio de 2012

Mais um trabalho realizado com as obras do Ivan Cruz

Slide 1
DEIXE SUA MARCA!!! NOME DA DUPLA: 2ª SÉRIE (3º ANO) – 2011 BRINCADEIRAS DE IVAN CRUZ
Slide 2
WEBQUEST INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO SAIR CRÉDITOS
Slide 3
iNTRODUÇÃO VOCÊS SABEM DE QUEM SÃO AS OBRAS QUE ASSISTIMOS? O NOME DESSE MARAVILHOSO ARTISTA É IVAN CRUZ. A TAREFA DE VOCÊS SERÁ CONHECÊ-LO, REALIZANDO UMA PESQUISA SOBRE A VIDA E OBRA DELE, PARA DEPOIS MOSTRAREM OS ARTISTAS QUE VOCÊS SÃO, EXPONDO AS OBRAS PRODUZIDAS PARA TODA A ESCOLA. SEGUEM ALGUMAS DICAS PARA A PESQUISA! BOA VIAGEM !!! 1º CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO (Fonte: youtube)
Slide 4
VAMOS CONHECER MELHOR !!! QUAL É O NOME COMPLETO DO ARTISTA? EM QUE ANO ELE NASCEU? QUAL A CIDADE ONDE ELE NASCEU? O QUE MAIS ELE GOSTAVA DE FAZER QUANDO CRIANÇA? Brincadeiras de Criança
Slide 5
AGORA RESPONDA ESTAS... 5. QUAL OUTRO ARTISTA INSPIROU IVAN CRUZ? CITEM 3 BRINCADEIRAS QUE ELE PINTOU. Brincadeiras de Criança 7. EM QUAIS LUGARES ELE JÁ REALIZOU EXPOSIÇÃO DE SEUS QUADROS?
Slide 6
AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE UM POUCO DA VIDA DE IVAN CRUZ, ESCOLHA UMA OBRA DELE QUE RETRATA A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA E COLE AQUI !! Brincadeiras de Criança PROCESSO
Slide 7
FAÇA A RELEITURA DA OBRA ESCOLHIDA NO ATELIÊ DE ARTE. TRAGA PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, INSIRA SEU ROSTINHO NA SUA CRIAÇÃO E COLE NA PÁGINA SEGUINTE! Agora vocÊ É o artista!!!
Slide 8
MINHA OBRA
Slide 9
MINHA OBRA
Slide 10
RECURSOS SITE “BRINCADEIRAS DE CRIANÇA”VÍDEO IMAGENS IMPRESSAS MÁQUINA FOTOGRÁFICA MATERIAIS DO ATELIÊ DE ARTE ENTRE OUTROS...
Slide 11
AVALIAÇÃO ATRAVÉS DESTA WEBQUEST VOCÊS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE APRENDER UM POUCO SOBRE A VIDA E OBRA DO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ. DEMONSTRARAM AINDA, O TALENTO DE VOCÊS COM A RELEITURA DAS OBRAS DESSE IMPORTANTE ARTISTA BRASILEIRO. ESPERAMOS QUE TENHAM CURTIDO ESSAS AULAS E NÃO FIQUEM POR AQUI, MAS PROSSIGAM ESTA VIAGEM AO MARAVILHOSO MUNDO DA ARTE!!! PARABÉNS!!!
Slide 12
CRÉDITOS PROFESSORA MÁRCIA (2ª SÉRIE A) PAPE MARESSA TECLE ESC PARA SALVAR