Pesquisar este blog

Compositor:Ivan Cruz.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Desfile Cívico Escolar do 27ºaniversário de Arraial do Cabo atrai uma grande multidão

Desfile Cívico Escolar do 27ºaniversário de Arraial do Cabo atrai uma grande multidão

         
  ARRAIAL DO CABO (RJ) – Neste sábado, 12,uma grande multidão assistiu ao tradicional desfile cívico escolar emcomemoração ao 27º aniversário de emancipação político administrativa deArraial do Cabo. O evento realizado pela Prefeitura Municipal através daSecretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia foi realizado na Avenidade Moura Brizola e este ano teve como tema:“Deixo marcas e faço aDiferença”.
           Logo após o Hino Nacional e o Hino de Arraialdo Cabo, composta por Victorino Carriço, e interpretada pelo neto JuniorCarriço, teve início ao desfile cívico escolar, aberto pelo Grupamento daMarinha do Brasil, formado por aspirantes da escola naval, um pelotão doComando da Força Aeronaval e um pelotão formado por militares do Instituto deEstudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Durante a passagem do pelotão,aeronaves fizeram sobrevôos levando emoção ao público.
           Além das escolas municipais, o desfile em comemoração ao 27º aniversário deArraial do Cabo contou ainda com a participação do 85º Grupo de Escoteiros doMar Almirante Paulo Moreira, do 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado doRio de Janeiro, Grupamento do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro,Guarda Municipal de Arraial do Cabo, Guardas Vidas, Defesa Civil, GuardaMarítima Municipal, Grupo de Escoteiros Raimundo Ottoni de Castro Maia(Escoteiros da Terra) – ROCAMA, Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do7º Dia, Projeto Melhor Idade (Secretaria Municipal de Assistência Social,Trabalho, Renda e Direitos Humanos), Secretaria Municipal de Saúde e, emseguida, a apresentação dos Pilares da Educação.
           No desfile não poderia faltar as crianças, com enfoque para as quatro crechesdo município – Stella Fraga, Vicente Rodrigues, Maria da Glória e Maria Cândida– com o tema “Brincadeiras de Crianças”, baseada na obra do artista plásticoIvan Cruz. Esta ala representou o início das trajetórias educacional eliterária. Cada criança apresentava uma brincadeira – pula-corda, bolas degude, amarelinha, barquinhos de papel, entre outras. Uma verdadeira viagem aouniverso infantil. É bom lembrar que as quatro creches atendem aproximadamente350 crianças de 06 meses a 03 anos, atendidas por uma equipe comprometida comuma pedagogia da infância cuja meta é “cuidar e educar”.
           Com uma grande expectativa do público, chegou a vez da apresentação do APAE, que sempre leva emoção nos desfile em comemoração ao aniversário deArraial do Cabo. E este ano, tendo como tema a música de Xuxa Meneghel. “Eu sou diferente de você. Você é diferente de mim.  E mesmo assim, Você vai gostar de mim”, mais uma vezfoi um dos grandes sucessos do desfile.
           Durante o desfile das escolas uniformizadas, a Secretaria de Educaçãoaproveitou para fazer uma retrospectiva da educação no município, que em 2008tinha cerca de 4 mil alunos e atualmente tem 5.200 alunos. O transporte escolarfoi ampliado de um ônibus para quatro. Atualmente, o transporte escolarobjetiva a locomoção dos alunos da rede municipal e estadual das localidades dePernambuca, Sabiá, Caiçara, Parque das Garças, Figueira e Monte Alto.
           O desfile contou ainda com a participação da Banda de Tambores Coração de Leão(Araruama), Banda Marcial Escocesa Wolney Aguiar(Petrópolis) que já se tornou tradição na cidade, e é uma das mais importantesdo Estado do Rio de Janeiro, Corporação Musical Franlus e a Corporação MusicalTubarões do Cabo, ambas de Arraial do Cabo, foram todas muito aplaudidas pelopúblico.
           Depois foi a vez do Departamento de Cultura que coordena o Projeto PescandoTalentos com 1.300 alunos dentro dos núcleos de cultura criados em cada escolada rede municipal e nas dependências do Centro Cultural Manoel Camargo comaulas de artesanato, pintura, desenho, dança de salão, dança do ventre, balé,street dance, sapateado, capoeira, violão, violino, violoncelo, flauta, sax,clarinete, musicalização infantil, piano, teclado, canto, teatro, modelo emanequim. Iferj, Jovens Guardiões Ecológicos (Fundação do Meio Ambiente),Secretaria Municipal de Esporte, que atende mais de mil crianças, jovens eidosos nos diversos projetos esportivos e desde 2009 vem realizando eventos comdestaques na mídia nacional e internacional.
           Após a apresentação das bandas, chegou o momento mais esperado do desfile: aapresentação dos alunos do curso de teatro, dança, modelo e manequim do ProjetoPescando Talentos. E valeu a pena a espera. Coordenados pelo professor BrianUchoa, os alunos deram um show no encerramento do desfile, apresentando omusical “Eu acredito que as crianças são o futuro”, sendo muito aplaudidos.

--
Equipe: Márcia Plácido, Cleide Mendonça, Jéssica Queiroz e Eduardo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário