Pesquisar este blog

Carregando...

Compositor:Ivan Cruz.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Professora - Añgela Tocchëtto - Colégios Nossa Senhora do Bom Conselho - RS- 2011


A/C Ivan Cruz
Conforme solicitado, estou enviando o planejamento realizado nas aulas de Arte dos Colégios Nossa Senhora do Bom Conselho e Nossa Senhora da Glória, pela professora Añgela Tocchëtto, sobre o trabalho realizado com o tema BRINCADEIRAS INFANTIS.
Os Colégio referidos são da rede particular de ensino de Porto Alegre. A professora tem 19 de prática em sala de aula, como professora de Arte. Sua formação acadêmica corresponde a Faculdade plena de Pedagogia, cursada na URI – Campus de Erexim/RS; Faculdade plena de Música, cursada na UPF – Passo Fundo/RS; e Pós-graduação pela URI – Erexim, em Séries Iniciais e disciplinas pedagógicas do Ensino Médio.
O PROJETO:
                Tudo começou com o estudo do livro Brinquedos e Brincadeiras, de Nereide Schilaro Santa Rosa, da Editora Moderna. Este livro mostra várias obras de arte, de diferentes artistas que retratam, através de seus quadros, diferentes brincadeiras infantis que divertiram as crianças do mundo inteiro.
Os alunos realizaram uma pesquisa com seus familiares a respeito das brincadeiras que eles faziam quando eram crianças. Os relatos foram muito interessantes.
Os alunos ficaram tão empolgados, que começaram a desenvolver uma pesquisa na internet sobre o assunto. Até que um aluno descobriu Ivan Cruz. A descoberta fez com que todos curtissem o site do artista e decidissem conhecer um pouco mais de sua obra.
Busquei dados sobre o artista para apresentar aos alunos, bem como obras que o mesmo criou. Apresentei aos alunos suas pinturas e esculturas e os mesmos ficaram encantados.
Decidimos criar painéis, relendo as obras de Ivan Cruz para apresentar em nossa Mostra de Arte do ano de 2011.  Também montamos quebra-cabeça com suas obras e por fim, para o próximo ano, adotarei o livro FOLCLORICES DE BRINCAR, de Mércia Maria Leitão e Neide Duarte, com as ilustrações de Ivan Cruz.
Abaixo, segue os conceitos estruturantes desenvolvidos e as habilidades e competências que busquei alcançar com o trabalho desenvolvido.

CONCEITO ESTRUTURANTE      
- Arte, sociedade e diversidade cultural.
- Brincadeiras Infantis.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS      
®  Identificar diferentes funções da arte, do trabalho, da produção de artistas em seus meios culturais;
®  Conhecer a obra do artista brasileiro Ivan Cruz;
®  Pesquisar diferentes obras que retratam brincadeiras infantis no decorrer da História da Humanidade;
®  Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador social e de sua própria identidade;     
® Construir uma visão pessoal de valorização da vida como um bem único importante, com dimensão sócio-histórica transformadora;
® Relacionar as obras sobre brincadeiras infantis pesquisadas pesquisadas com o estudo das cores em arte;
® Recriar (reler) obras pré-selecionadas que retratam brincadeiras infantis;
® Elaborar produções artísticas explorando diferentes linguagens da arte, reconhecendo-a como função expressiva na sua relação com o conhecimento;
® Construir brinquedos infantis com materiais diversos;
® Analisar algumas brincadeiras pesquisadas sobre os benefícios que podem desenvolver no relacionamento humano;
® Aplicar o conhecimento adquirido através da produção artística, considerando diferentes elementos da linguagem da arte;
® Relacionar as obras infantis pesquisadas com relatos de familiares sobre as brincadeiras que faziam;
®  Expressar-se e comunicar-se através da arte, considerando os elementos da linguagem artística e suas articulações, utilizando diferentes materiais artísticos e tecnológicos.

ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
* Observação de elementos visuais e musicais relacionados com obras artísticas;
* Pesquisa de manifestações culturais e artísticas de diferentes grupos sociais, bem como dos artistas responsáveis pelas obras estudadas;
* Observação de obras e textos explicativos;
* Projeção de vídeo e/ou montagens em Power Point sobre os artistas e temas explorados no estudo desenvolvido;
* Debates.
* Elaboração de produções visuais e corporais, individuais e coletivas, utilizando diferentes materiais e técnicas artísticas;
* Releituras de obras sobre brincadeiras infantis.
* Construção de brinquedos infantis com materiais diversos.
* Seleção de algumas brincadeiras para realizá-las.
* Exercícios e produções individuais e/ou coletivos com utilização de diferentes elementos da linguagem artística;
* Estudo das cores (intensidade, desenho figurativo, policromia e monocromia);



EM ANEXO, AS FOTOS FEITAS NAS DUAS MOSTRAS DE ARTE.
Espero que gostem.
Abraços, Añgela Tocchëtto