Pesquisar este blog

Compositor:Ivan Cruz.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Blog da Professora Janaína Spolidorio - Ideias, apontamentos e atividades prontas para educação.


O "Projeto Brincadeiras de Criança" ficou encantado com o Blod da Janaína, nele você encontra muitas atividades e dicas!

1ª Publicação:

Ivan Cruz – Legenda, Cartão Postal e Notícia

http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2011/10/19/ivan-cruz-legenda-cartao-postal-e-noticia/

Creio que as atividades que fiz para a postagem de hoje sejam muito interessantes, tanto por estarem dentro de um contexto sequenciado – já que publiquei atividades em sequência sobre as obras de Ivan Cruz – quanto por trazerem conteúdos interligados, porém diferente e todos ligados à gêneros textuais que percorrem diversas vezes as séries do Ensino Fundamental.
A atividade com cartão postal traz uma notícia, que pensei ficar melhor se lida pela professora e discutida com a sala. Acho até interessante fazer anotações sobre a notícia, que traz a informação de uma exposição do artista que está acontecendo ainda. Em seguida, os alunos devem preencher um cartão postal que deve, na verdade, ter a função de um convite para visitar a exposição. Além do preenchimento do convite, que pode ser um texto individual ou coletivo, o aluno faz uma legenda da imagem do cartão.
A segunda atividade, de legenda, na verdade acompanha a sequência da anterior. São outros modelos de frente de cartão postal com outras obras, às quais os alunos devem inventar uma legenda coerente após a apreciação das imagens.
A última atividade traz a notícia da exposição, tal como foi publicada na web, mas sem a legenda da foto tirada no evento. Os alunos devem sugerir três legendas para serem colocadas na foto. Além disso, aproveitei a notícia para criar uma tabela de interpretação do texto jornalístico.
Todas as imagens foram mantidas coloridas, pois há professores que preferem usar desta maneira, mas você pode fazer a impressão em escalas de cinza. Espero que goste da postagem e das atividades. Boa aula!

IVAN CRUZ – CARTÃO POSTAL
IVAN CRUZ – LEGENDAS
IVAN CRUZ – NOTÍCIA – LEGENDA

2ª Publicação:

Ivan Cruz – Aviãozinho de Papel

http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2011/10/18/ivan-cruz-aviaozinho-de-papel/

Em sequência às postagens baseadas na obra de Ivan Cruz, uma atividade que, além de trabalhar com a apreciação de uma das obras do artista, ainda traz o desenvolvimento de uma atividade com texto instrucional. Ós alunos aprendem a estrutura do texto, elementos essenciais ao mesmo e ainda podem ter o prazer de brincar com uma aviãozinho de papel ao final da atividade.
As obras da série ‘Brincadeiras de Criança’ são uma excelente fonte para o resgate de brincadeiras infantis e nos dá a possibilidade de desenvolver trabalho com muitos gêneros textuais, principalmente o instrucional. Espero que você goste da postagem e possa lhe ser útil de alguma maneira. Boa aula!
IVAN CRUZ – AVIAOZINHO DE PAPEL

3ª Publicação:

Ivan Cruz – Ditado Recortado

http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2011/10/18/ivan-cruz-aviaozinho-de-papel/

Em continuidade às atividades sobre Ivan Cruz, estou publicando hoje duas atividades de Ditado Recortado. Os professores que têm séries em fase de alfabetização podem aproveitar bastante, pois é um ótimo exercício de leitura para o desenvolvimento de estratégias iniciais. Ao visualizar o conteúdos das obras, o aluno deve buscar o nome correspondente, recortá-lo e colar abaixo do quadro.
Espero que lhe seja útil de alguma forma. Boa aula!
IVAN CRUZ – DITADO RECORTADO
IVAN CRUZ – DITADO RECORTADO 2

 

4ª Publicação:

Ivan Cruz – Fatos e Obras

http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2011/10/18/ivan-cruz-aviaozinho-de-papel/

Há tempos não publico atividades sobre arte. Bem, hoje estou publicando então uma atividade que traz alguns fatos da vida de Ivan Cruz, artista que faz a série ‘Brincadeiras de Criança’, bem como algumas obras.
Preservei as obras em colorido na atividade, embora você possa imprimir tranquilamente em preto e branco. Como utilizo o sistema de impressão bulk-ink, não há diferença se imprimo colorido ou preto e branco, pois o uso de tinta é mínimo e costumo imprimir atividades em casa.
Espero que a atividade possa lhe ser útil de alguma maneira. Boa aula!
IVAN CRUZ


São Bernardo do Campo,SP,Brasil
Fonte: http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/?s=ivan+cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário