Pesquisar este blog

Compositor:Ivan Cruz.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Colégio IESP - Projeto “Brincadeiras de Rua”. Sob orientação da Professora Cynthia Galhardo Vieira - São Bernardo do Campo - S.P.

ALUNOS EM AÇÃO
Projeto: Brincadeiras de Rua
No mês de março, os alunos do Período Integral trabalharam com o Projeto “Brincadeiras de Rua”. Sob orientação da Professora Cynthia Galhardo Vieira, os alunos resgataram as brincadeiras de rua e fizeram a releitura das obras do artista plástico brasileiro Ivan Cruz.

“Os alunos realizaram uma pesquisa na internet sobre o artista e suas obras de arte, que são retratos ou brincadeiras de rua. Sendo assim, executaram a releitura das obras de arte, com a pintura em tela, retratando as diversas brincadeiras existentes em nossa cultura, tais como: pular corda, amarelinha, jogar bola, soltar pipa, jogar bolinha de gude, entre outras.

A brincadeira é importante para o desenvolvimento intelectual do aluno”, acrescenta Cynthia.

Biografia do Artista:O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 no subúrbio do Rio de Janeiro e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança.

Apesar de amante da arte, fez a faculdade de direito e se formou em 1970, mas nunca deixou de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu de Belas Artes.

No ano de 1986 resolveu abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística. Quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação sempre foi com a criação e não com a cópia ou engajamento em alguma “escola” já criada. Ingressou na Escola Brasileira de Belas Artes e lá permaneceu pelo tempo que julgou necessário.

Passou a fazer uma série de exposições em Cabo Frio e demais municípios da região dos Lagos, além do Rio de Janeiro, sempre com estilos diversos a cada exposição, passando por temas abstratos e figurativos, com variações de sua expressão pessoal.

Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas “brincadeiras”. O sucesso foi tão grande por aqui que ele cancelou sua exposição em Portugal e expôs em várias cidades da região dos Lagos e no Rio de Janeiro.

Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais.

Desde 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 150 quadros, retratando mais de cem brincadeiras distintas e chamou essa fase de “Brincadeiras de Criança”. A repercussão de seu trabalho cresceu de tal forma que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras, confecção de brinquedos, contadores de histórias, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda. Tudo nascido do sonho, da saudade e vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendessem o verdadeiro significado dessa arte que está sendo deixada de lado.

Ivan Cruz, baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço do coração”.

12/4/2010.


|clique na imagem para ampliar|
http://www.colegioiesp.com.br/paginas-alunos.php?pagina=alunos-em-acao&chamadora=L3BhZ2luYXMtYWx1bm9zLnBocA%3D%3D&mais=ivan-cruz&acao=mais

Um comentário: