Pesquisar este blog

Compositor:Ivan Cruz.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Professora Añgela Tocchëtto - Arte - Colégio Bom Conselho - Porto Alegre - RS

Notícias
Imagem Notícia14/09/2011

Alunos da 5ª série estudam Ivan Cruz nas aulas de Arte. Leia mais...


Ivan Cruz, artista plástico, nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística. Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. Daí, o primeiro quadro da série Brincadeiras de Criança, nasceu na Praça Porto Roça - Cabo Frio, com o Título: "Crianças na Praça".
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais... De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de "Brincadeiras de Criança", que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...
"A criança que não brinca não é feliz,
ao adulto que quando criança não brincou,
falta-lhe um pedaço no coração". (Ivan Cruz)

Fonte: Dados de Ludmila Guerra, Coordenadora do Projeto Brincadeiras de Criança.
ACESSE O BLOG DE ARTE NO ENDEREÇO: http://5serieartecbc.blogspot.com/2011/09/criando-como-ivan-cruz.html e aprecie as criações de nossos alunos partindo do estilo de Ivan Cruz.
Professora Añgela Tocchëtto - Arte

Fonte - http://www.bomconselho.com.br/content/noticias/noticia.php?id_noticia=810
Rua Ramiro Barcelos, 996
Porto Alegre-RS
Fone: (51) 3311.0522

___________________________________________________________


Professora Añgela Tocchëtto - Arte
http://5serieartecbc.blogspot.com/2011/09/criando-como-ivan-cruz.html e aprecie as criações de nossos alunos partindo do estilo de Ivan Cruz.


domingo, 11 de setembro de 2011


CRIANDO COMO IVAN CRUZ




IVAN CRUZ

Ivan Cruz, artista plástico, nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança…
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística. Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas brincadeiras. Daí, o primeiro quadro da série Brincadeiras de Criança, nasceu na Praça Porto Roça – Cabo Frio, com o Título: “Crianças na Praça”.
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola de gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais… De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou mais de 500 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda…

“A criança que não brinca não é feliz,
ao adulto que quando criança não brincou,
falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)
Fonte: Dados de Ludmila Guerra, Coordenadora do Projeto Brincadeiras de Criança.


































 

2 comentários:


  1. Fico feliz quando vejo iniciativas que utilizam nosso trabalho prá educar.
    Gostei muito dos das pinturas das crianças!
    Parabéns!
    Ivan Cruz
    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa usando nossos trabalhos para a Educação!
    Gostei muito das pinturas das crianças!
    Ivan Cruz
    Responder




Um comentário:

  1. Todo ano trabalho a sua arte com meus alunos. Eles adoram. Este ano, a mãe de uma aluna minha também resolveu trabalhar com seus alunos o seu estilo. Fiquei muito feliz pois o meu trabalho fez com que mais pessoas conhecessem a sua arte. O considero uma pessoa muito especial, um artista raro que tenta conhecer e aproximar-se de seus apreciadores. Abraços, Angela

    ResponderExcluir